Pesquisa

 

No âmbito da Cátedra Jean Monnet* na UFG, sob o nome "Hub União Europeia e Brasil para Estratégias Inovadoras e Sustentáveis", o objetivo da pesquisa é compreender as instituições, a governança e as boas práticas sustentáveis da UE. Para isso, recorre-se a revisão de literatura, coleta, armazenamento e análise de dados. Esperam-se como resultados, a integração de conhecimentos interdisciplinares e inovadores na UFG, a articulação com atividades de ensino e extensão da Cátedra Jean Monnet, o envolvimento de mais pesquisadores no nível de mestrado e doutorado, e publicações científicas e produção de relatórios para atores-chave na sociedade.

Objetivos específicos incluem o estudo de iniciativas como a Década Digital da Europa e o Pacto Ecológico Europeu, bem como a atuação da UE como ator global na promoção do desenvolvimento sustentável.

Conheça mais sobre os Projetos de Pesquisa desenvolvidos na Cátedra Jean Monnet:

Projeto: AS IMPLICAÇÕES DO PACTO ECOLÓGICO EUROPEU A PARTIR DO REPOWEREU PARA AS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E A UNIÃO EUROPEIA NO SETOR DE COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS NO PERÍODO 2019–2023

Resumo: Este projeto tem como foco investigar as implicações do Pacto Ecológico Europeu (PEE) e do programa REPowerEU nas relações bilaterais entre Brasil e União Europeia (UE) no setor de combustíveis sustentáveis de 2019 a 2023. Considerando a importância da pauta ambiental, a importância bioeconômica do Brasil e a liderança proposta pela UE, o estudo visa compreender as dinâmicas resultantes das iniciativas europeias em questão no cenário energético bilateral. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os objetivos específicos incluem apresentar as questões das relações bilaterais, compreender o PEE e o REPowerEU, mapear políticas de combustíveis sustentáveis e avaliar seus impactos nas exportações brasileiras. Os resultados apontam para um fortalecimento das relações Brasil-UE, destacando-se particularmente nas esferas dos combustíveis sustentáveis de aviação e hidrogênio verde. Os biocombustíveis de primeira geração, no entanto, surgem como exceções nesse cenário.

Pesquisadora Assistente: Giovana Moreira Rodrigues / Orientadora: Laís Forti Thomaz / Co-orientador: Jefferson Estevo

 

Projeto: OS IMPACTOS DO CONFLITO RUSSO-UCRANIANO NAS POLÍTICAS RELATIVAS À TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA UNIÃO EUROPEIA 

O objetivo do trabalho é compreender de que forma e em qual medida o conflito armado russo-ucraniano, variável independente, interfere nas políticas de transição energética sustentável, variável dependente, verificando se esse conflito acelerou ou não essas políticas, além das vantagens e desvantagens dos projetos e planos propostos. Sendo uma situação de natureza causal, define-se o conflito interestatal entre Rússia e Ucrânia como variável independente e as políticas de transição energética da União Europeia como variável dependente.

Pesquisador Assistente: Mateus Rodrigues Ramos / Orientadora: Laís Forti Thomaz / Co-orientador: Matheus Hoffman

A DIPLOMACIA ENERGÉTICA PARA OS COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO (SAF) COMPARADA ENTRE O BRASIL E A SUÉCIA (2021 – 2023)

Resumo: O objetivo geral do presente projeto de pesquisa consiste em analisar as políticas públicas voltadas para os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) no Brasil e na Suécia e quais os benefícios mútuos que podem ser obtidos por meio do estabelecimento de uma diplomacia energética alinhada entre Brasília e Estocolmo. Não sendo objetivo desta pesquisa, portanto, comparar explicitamente as realidades entre ambos os países, mas sim compreender como os avanços e as boas práticas adotadas pela Suécia e pelo Brasil podem ser benéficos para a ocorrência de um alinhamento e de parcerias internacionais entre os dois Estados. Constituem-se, assim, como objetivos específicos: (1)Analisar os mecanismos de promoção dos combustíveis sustentáveis de aviação na Suécia e no Brasil; (2) Avaliar as cooperações bilaterais sueco-brasileiras em andamento e seus aprendizados; (3) Identificar as principais oportunidades de cooperação tecnológica focada na temática entre ambos os países.

Pesquisador Assistente: Jorge William Ferreira Gonçalves / Orientadora: Laís Forti Thomaz / Co-orientador: Jefferson Estevo

 

*Financiado pela União Europeia. Visões e opiniões expressas são, no entanto, apenas do(s) autor(es) e não necessariamente refletem as da União Europeia. Nem a União Europeia e nem a autoridade concedente podem ser responsabilizadas por essas visões e opiniões.