CARD ANAIS WEES

Anais do 13º Workshop "Empresa, Empresários e Sociedade"

Anais do 13º Workshop "Empresa, Empresários e Sociedade", realizado na Universidade Federal de Goiás, durante os dias 4 à 6 de outubro de 2023, sob o tema "Fronteiras do desenvolvimento: inovação, sustentabilidade e democracia".

A Universidade Federal de Goiás recebeu durante os dias 4 à 6 de outubro de 2023, o 13º Workshop "Empresa, Empresários e Sociedade (WEES)”. O tema desta edição foi “Fronteiras do desenvolvimento: inovação, sustentabilidade e democracia”. O WEES iniciou ainda em 1998, celebrando assim seu vigésimo quinto ano nesta edição, com reuniões periódicas de pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas de todo o país.

O workshop contou com apresentação de artigos em diversas mesas de debate. A primeira, “Empresariado e política econômica”, buscou debater sobre as relações entre economia, empresários e a política nacional, na conexão entre atores governamentais e sociedade civil. No mesmo dia, ocorreu uma mesa de abertura, com representantes da UFG, representantes da WESS e com a participação do Dr. Júlio César Piffero de Siqueira, representante da CAPES, comentando sobre os desafios do financiamento da pesquisa. Em seguida, um debate sobre “Relações governamentais e institucionais”, com coordenação da Profa.Dra.  Jessica Traguetto (UFG), com a participação do representante do governo estadual, Robert Bonifácio da Silva, Subsecretário na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Camila Hermano,  Diretora da Fecomércio Goiás; e Leonardo Machado, Consultor Técnico FAEG e CEO da AgMK.

No segundo dia, ocorreu uma mesa para apresentação de trabalhos, intitulada “Empresariado, governo e inovação”, contando com cinco pesquisadores, de diferentes universidades, como Federal do Paraná, Federal Fluminense, Federal de Pelotas e da própria UFG. Dentre estes, o professor Eduardo Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, um dos colaboradores para o início do WEES.  Os estudos tinham como convergência, as relações entre empresas, empresários e governos; como setor empresarial tem se relacionado com políticos e a política nacional. No segundo período, noturno, foi realizada uma palestra com o Prof.Dr.Armando Boito, professor titular de Ciência Política da Universidade de Campinas (Unicamp), com a moderação da Prof.a Dra. Aletheia Cruz  (UFG), sob o tema: “O uso do conceito de fração burguesa na análise da política brasileira”, resultado dos anos de pesquisas e mais recentes análises do professor. 

No dia 6, em sua última mesa de trabalhos, foi debatido o tema: “Financiamento eleitoral e comportamento parlamentar”, com a participação de quatro pesquisadores, dentre estes o professor Wagner Pralon Mancuso, com atuação nas pós-graduações de áreas de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP); e os professores Paulo Roberto Neves Costa e Rodrigo Rossi Horochovski, ambos do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os estudos buscam a compreensão sobre as relações entre financiamento de campanhas, congresso nacional e empresariado. Na mesa de encerramento, o tema central foi “Inovação e sustentabilidade nas relações governamentais e empresariado”, com a moderação da Profa Dra. Laís Forti Thomaz (UFG), que também foi a coordenadora do evento, convidando os principais participantes. Dentre estes e participantes da última mesa, estavam Giuliana Franco, que é gerente de Relações Institucionais e Governamentais  da Natura; e Dr. Bruno Taitson, com atuação nas relações governamentais da WWF. Ambos explanaram sobre suas relações com o congresso e a política nacional, com ênfase na questão da proteção ambiental, tema central em seus trabalhos. 

A edição de 2023 estava dentro do escopo das atividades da Cátedra Jean Monnet, financiada pela União Europeia. Teve também o apoio da Adufg para sua realização.

 

Anais do 13º Workshop “Empresa, Empresários e Sociedade” (WEES):

CAPA ANAIS WEES

Clique para realizar o download em uma nova guia.

 

Confira os trabalhos apresentados:

1 2 TRABALHO WEES 3 ATT

TRABALHO WEES 4 TRABALHO WEES 5 TRABALHO WEES 6

TRABALHO WEES 7

Clique para realizar o download em uma nova guia.

 

Categorias: Notícias Noticias