Objetivos
Do latim cathedra (que, por sua vez, tem origem num vocábulo grego que significa “assento” ou “cadeira”), a cátedra é a disciplina (ou a cadeira) que ensina um catedrático (um professor que tenha preenchido determinados requisitos para partilhar conhecimentos e que tenha alcançado o posto mais alto na docência).
O termo também é usado para fazer referência à função e ao exercício do catedrático.
A noção de cátedra também é usada para fazer referência à aula num centro de docência, e à cadeira onde se encontra o professor, a partir da qual dá as suas aulas.
Fonte: https://conceito.de/catedra
As Cátedras Jean Monnet visam: aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior proporcionar um ensino aprofundado dos assuntos europeus em domínios com cada vez maior procura no mercado de trabalho. A Cátedra Jean Monnet é promovida como forma de aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior, bem como proporcionar a ampliação de debates acerca de temas cada vez mais priorizados no mercado de trabalho. A política externa europeia para os direitos humanos e a democracia, como instrumento estratégico da ação externa da União Europeia e para suas relações com o Brasil e a América Latina, são temas comumente abordados na Cátedra.
Durante a vinda do Embaixador da União Europeia na UFG, foi anunciado que o projeto coordenado pelos professores Laís Thomaz (FCS/SRI) e Diego Magalhães (SRI) foi selecionado na chamada da Cátedra Jean Monnet. Trata-se de um posto de ensino concedido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), da União Europeia, por um período de três anos.
Entre 2014 e 2020, das 9 propostas de Cátedra Jean Monnet submetidas por instituições brasileiras, 5 foram aprovadas. Em 2021, considerando a Cátedra Jean Monnet e outras chamadas da União Européia, foram recebidas 810 propostas e selecionadas 281, atribuindo-lhes orçamento de 16 milhões de euros. Neste ano, o total foi de 774 propostas, sendo 58 para Centros de Excelência, 122 para Cátedras e 594 para Módulos. Para América Latina, o orçamento de 2022 é de aproximadamente 744 mil euros.
O objetivo geral deste projeto é desenvolver um hub de integração de conhecimentos interdisciplinares e inovadores e valores relacionados à sustentabilidade dentro da Universidade Federal de Goiás (UFG). Este hub abordará os principais valores e interesses da UE em relação ao papel da Europa no mundo, a Década Digital da Europa e o Acordo Verde da UE. Sua governança alcançará uma ampla interação com a sociedade, desde estudantes do ensino médio até formuladores de políticas, chegando acima da comunidade científica. Este projeto promoverá um intenso diálogo entre a comunidade acadêmica e os atores políticos relevantes. Isto também envolve a Agenda 2030 das Nações Unidas e seus 17 objetivos listados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mais informações https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/opportunities/opportunities-for-organisations/jean-monnet-actions/jean-monnet-chairs