austria

Laís Thomaz participa de Programa de Liderança na Áustria

A coordenadora da Cátedra Jean Monnet na UFG foi indicada por sua pesquisa em Combustíveis Sustentáveis de Aviação

Desde 2016, o Ministério Federal de Assuntos Internacionais e Europeus da Áustria  promove a série de programas de intercâmbio profissional “ALPS” como um instrumento de soft power da Política Externa Austríaca. Foram identificados 50 países fora da UE com especial relevância política e econômica para a Áustria. As Missões Diplomáticas e Consulares Austríacas no estrangeiro, com o apoio da Câmara Federal da Economia, podem recomendar tomadores de decisão internacionais, líderes e multiplicadores da política, administração pública, negócios, meios de comunicação e cultura com idades aproximadas entre os 25 e os 45 anos de acordo com critérios estratégicos. A Escola de Estudos Internacionais de Viena (Diplomatische Akademie) fornece o apoio organizacional de uma a duas rodadas realizadas por ano.

Ao todo em suas dezessete edições, o Programa já teve mais de 300 participantes. O objetivo é revelar os potenciais austríacos, como um membro dinâmico, inovador e altamente competitivo da União Europeia, com uma forte presença na Europa Central e Oriental, mas também como sede de inúmeras organizações internacionais (Nações Unidas, OSCE, etc.). Além disso, cada edição do ALPS apresenta aos participantes uma província austríaca adicional, dependendo do foco específico da agenda de visitas técnicas. Neste ano o tema foi energia sustentável e inteligência artificial.

austria 2

Crédito: ALPS

"O programa é composto por palestras, reuniões bilaterais, visitas técnicas e atividades de cunho histórico-cultural. A experiência foi muito produtiva para compreender melhor as iniciativas de promoção comercial e de atração de investimento na Áustria, bem como entender os aspectos relativos a sua estratégia de descarbonização do setor siderúrgico com apoio da usina de hidrogênio verde. A Áustria quer se tornar net zero em 2040, ou seja, 10 anos antes que a maioria dos países. Para tanto sua produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, em inglês) tem sido bastante importante para descarbonização do setor aéreo, usando a rota HEFA a partir de óleo de cozinha reutilizável. Também foram bastante ricas as visitas à empresa que fabrica maquinário para reciclagem de plástico e iniciativas que usam inteligência artificial aplicada aos mais diversos setores", ressalta a coordenadora Laís Thomaz.

Para além das atividades curriculares, o ALPS visa criar uma rede de antigos participantes forte e sustentável, capaz de apoiar os interesses estrangeiros, econômicos e políticos da Áustria. Dessa forma, os ex-participantes do Programa servem repetidamente como “embaixadores honorários” da Áustria, iniciando projetos de cooperação ou programas de geminação de cidades, preparando o terreno para exposições culturais, criando contatos comerciais e auxiliando as missões diplomáticas austríacas com informações úteis e contactos de alto nível.

Vale ressaltar que enquanto foi Secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Thomaz iniciou uma série de parcerias com a Embaixada da Áustria no Brasil, tendo promovido na UFG dois concertos de jazz com músicos austríacos e uma exposição de arquitetura. "Só tenho a agradecer por toda confiança do Embaixador Dr. Stefan Scholz e da ministra-conselheira Judith Schildberger por apoiarem no meu trabalho e pela parceria nestes projetos. Espero que possamos colaborar ainda mais em termos de energia renovável e outros temas".

embaixador austria

Créditos: Arquivo pessoal

Para saber mais sobre o ALPS acesse: https://www.bmeia.gv.at/en/european-foreign-policy/foreign-trade/alps

Categorias: Notícias Noticias